Energias Renováveis

Sistemas ligado à rede

O sistema fotovoltaico conectado à rede, ou sistema on grid, exporta toda ou o excedente de energia elétrica para a rede pública de eletricidade. Os principais requisitos são ter capacidade de sincronizar com a rede elétrica pública e ter a capacidade de se auto desligar e religar nos períodos de interrupção de serviço da mesma rede.

Vantagens e desvantagens

Vantagens:

    Redução das contas de eletricidade, vida útil 20 anos, baixa manutenção, rápido retorno do investimento, modularidade, adaptabilidade e sustentabilidade.
Desvantagens:
    Custo de investimento relativamente alto, baixa autonomia, geração intermitente e dependência da rede.

Sistemas ligado à rede com armazenamento

Os sistemas ligados à rede com backup são viáveis quando não é permitido a injeção na rede pública de eletricidade o seu excedente de produção. A energia elétrica proveniente dos painéis fotovoltaicos é normalmente utilizada para atender o seu consumo e o excedente é armazenado em baterias para ser utilizado quando a produção fotovoltaica não é suficiente. A rede pode também alimentar o seu consumo caso as baterias não tiverem energia suficiente para atender a sua casa ou sua empresa.

Vantagens e desvantagens

Vantagens:

    Maior utilização e aproveitamento do excedente da energia solar fotovoltaica ao longo do dia, maior redução da fatura de eletricidade e maior autonomia no consumo de eletricidade.
Desvantagens:
    Elevado custo de investimento, período de retorno do investimento maior, maior custo de manutenção, níveis de monitorização do sistema de armazenamento especializada para aumentar a vida útil das baterias.